Aluno Start Anglo poderá realizar o exame de proficiência da Oxford
20 de agosto de 2021
Soft Skills: habilidades comportamentais, sociais e emocionais
12 de novembro de 2021
Exibir todos

Ética, Poder e Cidadania é ensinado na escola

Para uma formação integral é fundamental, principalmente no que se refere à formação humana e social, o que cumpre as competências estabelecidas na BNCC, documento com força de lei que prevê para todo o território nacional quais habilidade são necessárias de serem desenvolvidas nos alunos enquanto cidadãos em processo de aprendizagem

. A décima competência, “Responsabilidade e cidadania”, define habilidades e aprendizagens essenciais para uma formação integral de alunos responsáveis e cidadãos, que, para tanto, precisam: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”.

Para desenvolver a solidariedade é preciso ter um comportamento social solidário, que não seja baseado na competição, mas sim pela colaboração e um pensamento pautado na coletividade. Um comportamento social solidário ocorre quando um trabalho é executado com a participação de todos, direta ou indiretamente, sendo o diálogo fundamental para que ele ocorra.

A escola está sempre preocupada em acessar os jovens e tocá-los para que percebam, compreendam e intervenham no mundo e na sociedade.

A disciplina Ética, Poder e Cidadania tem esta preocupação e ofereceu debates sobre o conceito de cidadania, levantou a reflexão sobre as intervenções sociais de pequeno porte e as possibilidades de micro atuação pelos jovens.

Queremos mesmo é oferecer uma formação integral e humana, mais do que isso, uma formação humanizada e feliz.

Conhecimento é algo que envolve até conhecer a realidade do outro.

Ajudar a formar cidadãos conscientes e solidários é uma das melhores contribuições que uma escola pode dar à sociedade e a vida de seus alunos, e nós estamos empenhados nesse propósito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *