Em tempos de fácil acesso à informação, a aprendizagem precisa ir além da mediação do professor durante a transmissão de conhecimento. Nos dias de hoje, o diferencial de um ensino de sucesso está na aposta do aluno como protagonista do processo.
Na Start Anglo, a Metodologia Ativa está presente na sala de aula como ferramenta facilitadora. A abordagem contribuiu, diretamente, para abrir caminhos ao aluno, que atua como agente principal, comprometido com o aprendizado e inserido em sua realidade.
De acordo com especialistas da área, somente 10% de um conteúdo lido é assimilado pelo aluno, o que aumenta para 20% quando o estudante escuta sobre o assunto.
Já um conteúdo vivenciado pode levar o aluno a reter até 90% do que foi ensinado, justamente pela vivência do compartilhamento. Além de tornar efetivo o processo, a Metodologia Ativa é indispensável para que o aluno se torne uma pessoa responsável e participativa, com iniciativa e atitude, já que provoca mudanças nas práticas em sala de aula e enfrenta o modelo tradicional de ensino.
Tudo isso é fator essencial para estimular a intervenção diante das transformações necessárias rumo à construção do conhecimento, o que exige que o aluno se consolide como responsável por sua trajetória e pelo alcance de seus objetivos, no qual deve ser capaz de autogerenciar e autogovernar seu processo de formação.
Baseado na execução de um projeto, seu processo visa identificar uma lógica comportamental do aluno para então enfatizar a importância da experiência durante o aprendizado, gerando a eficiência do aprender na prática.
Outro benefício da metodologia Ativa é sua interferência direta no desenvolvimento social dos alunos por meio de ferramentas estimulantes que levam à compreensão e à autoconfiança, peças-chaves para levá-los a tomar decisões e desenvolver habilidades cooperativas e expressivas, tanto na modalidade oral quanto escrita.
Para que tudo isso seja colocado em prática, a criatividade precisa ser elemento indispensável durante a preparação das aulas, que são personalizadas conforme cada grupo de alunos.
Outra parceiro ideal para a abordagem é o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, que facilitam as interações e proporcionam avanços didáticos em relação a uma série de conteúdos, já familiarizados pelos alunos.
Como surgiu?
A metodologia ativa foi sugerida pelo filósofo e pedagogo americano John Dewey e chegou no Brasil em 1930, por meio das obras de Fernando Azevedo e Anísio Teixeira, pedagogos brasileiros que se mobilizaram em prol da abertura do modelo Escola Nova de Dewey.
Nos dias de hoje, a abordagem é exemplo para educadores de como o ensino contemporâneo está ligado ao comportamento social dos alunos em nossa sociedade. Resta aos sistemas de ensino, então, como o Anglo, a habilidade e sensibilidade de selecionar os melhores materiais e estratégias para aplicar conteúdos e influenciar na nova maneira de aprendizado.